quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Crianças e a comida japonesa

 
Eu, como uma grande viciada na culinária japonesa estive pensando, e quando eu tiver meus filhos, eles poderão ir aos mesmos restaurantes que eu?
 
A resposta é sim!
 
A recomendação é que as crianças não consumam alimentos crus antes dos 2 anos, pois ainda não estão com o sistema imunológico totalmente formado e ficam suscetíveis a infecções que podem ser causadas por alimentos mal cozidos ou crus mal conservados. Então o ideal é escolher os pratos quentes para os pequenos, como o yakisoba (macarrão, vegetais e carne com shoyu) e o teppanyaki (legumes, carne e arroz) que são completos em termos de nutrientes, pois reúnem vitaminas e minerais, proteínas e carboidratos. Já o peixe tem ômega 3 que é importante para o desenvolvimento neurológico. Só fiquem atentos ao uso do shoyu que é rico em sódio e causa retenção de liquido. Vale lembrar que deve-se sempre escolher restaurantes que tenham todos os cuidados de higiene e armazenamento estipulados pela vigilância sanitária. 
 
E se passou pela sua cabeça a dúvida... será que eles gostam?
 
A resposta é sim de novo, a partir de 2 anos quando eles estão “liberados” para comer os sushis, sashimis, etc, eles escolhem e já tem até os seus pratos preferidos. Na maioria das vezes as crianças “não gostam” de preparações que nunca experimentaram, justamente porque não conhecem: os pais não tem costume de comer, nunca viram, etc.  
 
O que vale é provar de tudo e se não gostar, tudo bem!
 
 
A NUTRINIÑOS é uma parceria entre duas nutricionistas, Letícia e Cinthia, que desenvolvem trabalho de educação alimentar infantil com  objetivo de levar a criança de forma lúdica a ter uma alimentação saudável, despertando o interesse para novos alimentos, destacando sua importância, fazendo ela se abrir para um conceito onde se alimentar bem é fácil e gostoso.
 
 
Periodicamente elas escreverão dicas para o blog!
 
 

Nenhum comentário: