segunda-feira, 25 de junho de 2012

Yoga para Crianças


É com muita alegria que venho apresentar idéias e reflexões para  aulas de yoga  para as nossas preciosas crianças. Como professora de yoga e praticante, nada mais prazeroso que poder compartilhar a riqueza dessa filosofia milenar, a qual nada mais busca que proporcionar às pessoas um contato mais próximo consigo mesmas. È nesse contato que podemos nos conhecer, saber de nossas potencialidades e caminharmos mais seguros pela jornada da vida.

A vontade de dar aulas de yoga para crianças nasceu da necessidade de oferecer às crianças uma oportunidade de trabalhar, via corpo, vários “sintomas” do mundo adulto contemporâneo que já se manifestam na criançada, como o stress, a ansiedade e a fragmentação, ou seja, essa tendência de vermos o ser humano todo dividido, não integrado. O yoga, com seu objetivo de integrar corpo, mente, emoções e espírito, traz o convite às crianças a chegarem um pouco mais perto de si mesmas e se conhecerem. Por meio de posturas psicofísicas (os ásanas), exercícios respiratórios (pranayamas) e práticas de relaxamento as crianças têm a possibilidade de sentirem suas respostas a várias perguntas: quais são minhas sensações? (com determinado toque); como é minha respiração? (quando relaxo ou quando estou ativo); quais são meus limites? (em determinada postura).

No entanto, não pode faltar diversão! Essa viagem para dentro de si mesmo tem que ser, acima de tudo, prazerosa. Para isso as aulas são ministradas por meio de contação de histórias, danças, brincadeiras, teatro, artes plásticas, etc. O mundo mágico infantil abre as portas para juntos imitarmos os bichos e suas posturas mais inusitadas, sentirmos diferentes gostos, cheiros, texturas e aprender com tantas sensações corporais, tomarmos consciência do ar que entra pelas nossas narinas, relaxarmos e até mesmo preparar e experimentar um alimento diferente.

E nessa brincadeira de praticar yoga os benefícios aparecem aos montes. A prática de determinadas posturas trabalha a flexibilidade e o equilíbrio, fortalece a musculatura, melhora a postura corporal, desenvolve a coordenação motora e a concentração. Os exercícios respiratórios produzem efeitos sedativos e acalmam a criança, estimulam-na a respirar mais profundamente e melhora o fluxo de energia vital pelo corpo. Vários sistemas são trabalhados além do aparelho locomotor, como os sistemas nervoso, imunológico e endócrino.

Importante lembrar que as crianças estão em pleno desenvolvimento psicomotor e o corpo é uma via importantíssima na estruturação psíquica da criança uma vez que cada função motora tem uma representatividade psíquica e cada função psíquica corresponde a uma expressividade motora, como estudou o pesquisador francês Ernest Dupré. Cabe ao professor de yoga estar atento aos sentimentos e emoções expressadas pelas crianças, seja por palavras, expressões faciais, corporais ou comportamentais.

 Essa abordagem integral é expandida para além da estimulação psicomotora, uma vez que são trabalhados valores como o respeito e o cuidado (a não violência com seu próprio corpo, com o outro e com o ambiente); o cultivo de uma auto-imagem positiva; a coragem para experimentar e a crença de que em cada ser habita uma luz própria.


Namastê

Lívia Giovanetti

Lívia é bióloga e professora de yoga. Por meio de oficinas da natureza e de yoga ela oferece às crianças a oportunidade de se aproximarem das coisas simples da vida: do seu próprio corpo aos encantos mágicos de uma horta!

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