terça-feira, 5 de novembro de 2013

Seu filho realmente precisa de suplemento?

 
Como vocês já devem ter notado, existe uma grande variedade de produtos industrializados com os dizeres: rico em Cálcio, Ferro, B1, B2 ou rico em... muitos outros aditivos que tornam os produtos mais atrativos.  

Entretanto, somente o profissional da área da saúde deve avaliar se existe a necessidade de suplementação ou de uma fórmula acrescida de nutrientes, mediante sinais e sintomas, exames laboratoriais e práticas alimentares da criança.

Só pelo fato da criança estar mais cheinha não significa que ela esta bem nutrida!  

Tudo que precisamos é encontrado nos alimentos em sua forma natural: frutas, verduras, legumes, carnes, água e lácteos. Além de possuírem todos os nutrientes necessários para a saúde, estes alimentos estimulam a mastigação que é o primeiro passo para o processo de digestão no organismo. Isso interfere positivamente no desenvolvimento da musculatura da boca, esôfago, intestino e todo o trato digestivo, resultando em melhor digestão e absorção dos nutrientes. Além de auxiliar nos desenvolvimento dos sentidos, fala, olfato, tato, paladar. 

Suplementos são produtos industrializados geralmente acompanhados de corantes, sódio e aditivos químicos que podem fazer mal a saúde, e “viciar” o paladar das crianças que estão em fase de formação das papilas gustativas e dos hábitos alimentares.

São alternativas complementares à alimentação, não devem substituir uma refeição sem indicação de um profissional habilitado para isso. A criança que precisa suplementar algum nutriente é aquela que não consegue ingeri-lo através da alimentação. 

Invista e arrisque sem medo nos alimentos naturais!

Teste, invente, peça ajuda a um nutricionista, crie hábitos saudáveis em casa envolvendo toda a família. O futuro e a saúde dos seus pequenos agradecem.
 
 Quer conferir todas as dicas da Nutriniños? Clique aqui!
 

A NUTRINIÑOS é uma parceria entre duas nutricionistas, Letícia e Cinthia, que desenvolvem trabalho de educação alimentar infantil com  objetivo de levar a criança de forma lúdica a ter uma alimentação saudável, despertando o interesse para novos alimentos, destacando sua importância, fazendo ela se abrir para um conceito onde se alimentar bem é fácil e gostoso.
Periodicamente elas escreverão dicas para o blog!
 
 

Nenhum comentário: