domingo, 13 de março de 2011

Dicas da Cacá: Alergia Alimentar. O que é?



     É resultante de reações alérgicas, após a ingestão de proteínas de certos  alimentos, em pessoas previamente sensibilizadas, isto é, que já entraram em contato, pelo menos uma vez, com esses produtos.
    Ocorre em 8% das crianças, sendo na maioria dos casos, referentes a 1 ou 2 alimentos. Portadores de alergia a 3 ou mais são muito raros.
     Leite de vaca, ovo, trigo, soja e pescados, são os alimentos mais frequentemente envolvidos na origem da alergia alimentar, respondendo por 90% dos casos. É bom lembrar que a lactose, por ser um carboidrato, não provoca alergia e sim intolerância, por deficiência da enzima beta-lactase.
     As reações podem ser imediatas ocorrendo até 2 horas após a ingestão: urticária(manchas vermelhas e que causam coçeira); inchaços nos lábios e olhos; vômitos, diarréia e dor abdominal. E as tardias, que surgem horas pós a ingestão do alimento (doença celíaca, dermatite herpetiforme, etc.). Um terceiro grupo tem características de ambas, imediata e tardia: dermatite atópica, asma e outras.
    Em todos os casos, é importante que se faça uma avaliação médica, que deve incluir: história clínica, exame físico, testes para diagnóstico e indicações para tratamento adequado.


Dra. Maria do Carmo Lage - Pediatra.
CRM 16108

Nenhum comentário: