sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dicas da Cacá: Proteção Solar


A radiação solar na infancia é, em média, tres vezes maior que nos adultos. Isso se explica, em parte, pelo fato delas realizarem muitas atividades ao ar livre e porque as medidas de fotoproteção dependem de forma direta das ações de seus pais ou cuidadores.

O cancer de pele em crianças está tornando-se comum. As estatisticas mundiais mostram que correspondem a 4% dos tumores malignos e estima-se que 90% deles poderiam ser evitados.

Portanto, medidas de  fotoproteção devem sempre ser tomadas:

  . Evitar exposição solar entre as 10 e  15 horas ou entre 11 e 16 (horário de verão).
  . Usar roupas e bonés adequados.
  . Filros solares com proteção 30 (FPS) ou mais.
  . Proteger-se mesmo que a pele esteja bronzeada ou em dias nublados.
  . Lembrar que água, areia e neve refletem 10%, 15% e 80% respectivamente e por isso na praia pode ocorrer queimadura mesmo na sombra, ou dentro da água.
   .Películas escuras nos vidros dos  carros podem dar proteção extra.


O Fator de Proteção Solar é um conceito que os pais devem entender: O bloqueio de raios UVB responsáveis pelas queimaduras é calculado com base no tempo necessário para a pele desenvolver eritema mínimo (vermelhidão) com aplicação de 2 gr por cm cúbico. A maioria dos consumidores aplica doses baixas do filtro solar, o que resulta em um FPS menor que o indicado na embalagem. O filtro deve ser aplicado 15 a 30 min. antes da expósição solar e reaplicado a cada 2 horas ou após imersão na água ou transpiração excessiva.Os filtros em spray são práticos, mas a cobertura é seguidamente inadequada e por isso devem ser evitados. Não esquecer de aplicar o filtro solar nas orelhas e nos lábios(bastão).

 Recomenda-se que os bebês até 6 meses não sejam expostos ao sol prolongadamente (praia ou piscina). Dos 6 meses aos 2 anos, a recomendação é utilizar somente filtros 100% físicos (refletem os raios UV, não são irritantes nem sensibilizantes) ou filtro baby. À partir dos 2 anos o recomendado é o uso dos filtros solares infantis, que podem ser os químicos (atuam principalmene absorvendo os raios UVB e os UVA) e tem maior aceitação cosmética.

Dra. Maria do Carmo Lage - Pediatra.
CRM 16108

Nenhum comentário: