quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dicas da Cacá: os pézinhos!


Quase toda criança pequena tem pé achatado quando começa a caminhar.

É só após os três anos de idade que aos poucos o pé começa a conformar-se mais, adquirindo uma postura semelhante a que terá na fase adulta. A própria natureza encarrega-se do seu desenvolvimento, permitindo que a ação dos músculos e a resistencia dos ligamentos aumentem e mantenham o pé em uma postura mais madura, num processo gradativo.

Por isso, quando a criança pequena começa deambular é importante que ela pise no chão descalça e em superfícies que estimulem a sensibilidade das plantas dos pés. Andar sobre pedrinhas, grama, areia e terra é uma boa dica para deixar a natureza agir.

É bom lembrar, que o calçado adequado deve ter características que se aproximem da experiência de estar descalço, permitir o desenvolvimento natural dos pés proporcionando contato com os estimulos externos da natureza e ainda protegê-lo do frio, calor, umidade e possíveis ferimentos. Deve ter um solado flexível, servir corretamente no comprimento e largura e não deve desviar os dedos de sua posição natural.

 
Saúde aos pézinhos!

Dr. Maria do Carmo Lage - Pediatra.

Nenhum comentário: